Capitalismo e Socialismo: Resumo das características e diferenças

Anuncios

A divisão econômico-política dos países partem de seus respectivos sistemas socioeconômicos e para entender melhor isto, iremos estudar um pouco sobre os sistemas do Capitalismo e Socialismo. Em tese, o Capitalismo é caracterizado pelas classes sociais, na qual o único objetivo é o lucro individual. Já o Socialismo atua na igualdade econômica e não há classe social.

Para adentrar profundamente neste assunto, veremos a seguir um breve resumo a respeito dos sistemas econômicos do Capitalismo e Socialismo. Resumo este que procura deixar claro em palavras comuns os significados, características e diferenças destes dois regimes econômicos existentes hoje em dia.

É importante alertar que os resumos abaixo são de autoria da equipe de produção do site Agora Dicas, onde qualquer ato que leva a ser considerado plágio poderá ser reivindicado os direitos autorais. Conteúdo informativo, use e abuse, só não copie!

Diferenças do Capitalismo e Socialismo

Diferenças do Capitalismo e Socialismo (Foto: Divulgação)

Resumo do Capitalismo

O Capitalismo iniciou-se durante o século XIII a XIV, período que surgiu a burguesia no Continente Europeu, na qual o comércio se tornaria a principal atividade da época, época também conhecida como Capitalismo Mercantil/Comercial.

Ao longo dos anos com o fortalecimento da burguesia e o avanço do comércio internacional o Capitalismo ganhou força e se concretizou como o maior sistema socioeconômico adotado pela maioria dos países.  Durante a Revolução Industrial no ano de 1.750 também ficou conhecido como o Capitalismo Industrial.

A partir desta época, os países começaram a disputar mercados consumidores e matéria prima. Depois do fim da segunda guerra mundial, os principais países Europeus estavam em situação econômica prejudicada, então surgiu o Estados Unidos da América como a grande potência Capitalista do mundo, se tornando o grande investidor externo deste período. Desde o século XX, começou a ganhar força o sistema bancário, principalmente com o avanço da Globalização que se prolonga até os dias atuais, sendo a fase do Capitalismo Financeiro.

Características do Capitalismo: Acúmulo de capital, monopólio, multinacionais e transnacionais, globalização.

Resumo do Socialismo

O Socialismo surgiu durante o século XIX sob a influência de teorias de grandes nomes como Engels e Karl Marx. Através do sistema socialista é o Estado quem total controle sobre tudo, administrando e distribuindo a renda em igualdade para todos. O Socialismo defende  a nacionalização dos meios de produção, promovendo a distribuição da economia através do Estado.

Um exemplo de Socialismo nos dias de hoje é o Governo de Cuba, o que deixou o país sem democracia e o fechou do resto do mundo. Neste caso, diferentemente do que Socialismo prega o Governo de Cuba não oferece dignidade e nem qualidade de vida ao seu povo, beneficiando apenas o Governo e pessoas ligadas a ele.

Características do Socialismo: Estatização de empresas, desenvolvimento social a base de distribuição de renda igualitária a todos.

Comentários

comentários

Links Patrocinados

2 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: