Principais Regras do Voleibol

O voleibol é um esporte coletivo muito apreciado no Brasil e em diversos outros países. Em determinados momentos o esporte se tornou tão popular em nosso país que algumas pessoas chegaram a compará-lo com o futebol, mas é óbvio que ele nunca conseguiu atingir esta força toda. Assim sendo, sabendo da enorme procura de estudantes e praticantes do vôlei atrás das principais regras do voleibol, resolvemos criar este artigo, ordenando de forma resumida as principais regras de forma resumida sobre o vôlei.

Antes de tudo, o esporte necessita de uma quadra, sendo que as medidas acabam variando de acordo com a competição. Mas basicamente é necessário um campo que seja dividido ao meio por uma rede. O objetivo básico do esporte é fazer com que a bola toque o chão do lado do time adversário.

Regras do Voleibol

Principais Regras do Voleibol

O jogo começa quando um jogador serve, ou saca a bola, sendo que este saque deve ser feito de fora das marcações da quadra. O time pode tocar no máximo três vezes na bola antes dela ser passada para o time adversário. O time que consegue marcar o ponto tem o direito de servir ou sacar a bola.

O ponto também pode ser marcado quando uma equipe comete uma falta. Uma das principais faltas que podem ser cometidas no vôlei é a invasão do campo adversário. Os jogadores não podem, em hipótese alguma, passar com o seu corpo para o lado adversário. Além disso, outra falta é a condução da bola, sendo que esta será uma avaliação sempre do árbitro da partida. O jogador também nunca pode tocar duas vezes seguido na bola, mas ele pode revezar o toque com outro jogador, tocando duas vezes não seguidas antes de passar a redonda para o time adversário.

Regras do voleibol

Uma das mudanças que foram feitas nas regras do vôlei foi em relação a tocar na rede. Durante muito tempo os jogadores eram terminantemente proibidos de tocar qualquer parte do corpo na rede, mas agora o toque está liberado, desde que isso não interfira na jogada. Esta avaliação também será do árbitro.

No momento de passar a bola para o time adversário, isso deve ser feito sempre com a jogada por cima da rede, nunca a bola pode passar por baixo.

Outra regra muito importante do jogo é a chamada rotação ou rodízio. Ou seja, os jogadores das equipes nunca podem se mantiver na mesma posição de jogo. Sempre quando um time marca um ponto é necessário fazer a troca, que acontece no sentido horário. Desta forma, também se garante o revezamento dos jogadores do time na hora do saque.

Vídeo – Fundamentos do Voleibol

Deixe uma resposta