Principais Regras da Capoeira

Anuncios

A Capoeira é um dos esportes mais populares do Brasil, mas muitas acabam discordando desta classificação que é dada. Muitos são os que defendem de que a capoeira na verdade é uma luta, e outros acreditam que uma manifestação artística, algo semelhante a uma dança. Mesmo assim existem diversas competições de capoeira, mas não existem regras fixas. Confira algumas das principais regras da capoeira que são as mais seguidas, principalmente aqui no Brasil.

De um modo geral, existem algumas orientações que são passadas pelas entidades responsáveis por organizar competições de capoeira, sendo que estas acabam se tornando as regras da capoeira. Uma das principais regras está relacionada ao local onde a capoeira deve ser disputada. É muito importante que a disputa aconteça em uma área plena e sem nenhum tipo de obstáculo.

Regras da capoeira

Principais Regras da Capoeira

Apesar de ser muito comum vermos a capoeira sendo disputada em um local a céu aberto, sem proteção no chão, mas isso não faz parte das regras oficiais da capoeira. As competições oficiais devem acontecer em um tapete ou tatame aprovado pela organização.

Além do local, é fundamental também que os competidores estejam vestindo o uniforme da organização, sendo que as vestimentas geralmente são compostas por calças especiais para a prática de capoeira e camiseta. Esta regra pode apresentar algumas variações de acordo com as modalidades de esportes que estão sendo disputadas. Os lutadores ou jogadores também devem sempre apresentar as unhas cortadas bem curtinhas para não correr o risco de machucar outros lutadores desta forma.

Não são permitidos também que os esportistas ou jogadores portem qualquer tipo de objeto ou material metálico que possa machucar o competidor, sendo que é de responsabilidade do árbitro da partida avaliar a situação e inspecionar os esportistas antes deles começarem a luta.

Fora estas regras condicionadas ao estado dos jogadores ou lutadores, também existe sempre uma música que deve acompanhar a partida. Esta música é tocada com berimbau e outros instrumentos relacionados ao esporte. Estas músicas realmente vão dar o ritmo de toda a disputa. A partir deste momento os jogadores podem se movimentar no sentido de mostrar os movimentos e golpes característicos da capoeira.

O jogo sempre varia de academia para academia, sendo que é muito importante que os jogadores cumpram sempre a regras propostas pela academia. Além disso, nem sempre a disputa de capoeira termina com um vencedor, por isso muitas pessoas não consideram que ela seja um esporte, já que muitas vezes a capoeira acaba se tornando uma mostra de movimentos únicos e envolventes.

Vídeo exemplo de Capoeira

Links Patrocinados

Um Comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: