Como controlar o ciúme?

Anuncios

São poucas as pessoas que podem afirmar que nunca tiveram ciúmes, pois este sempre estará presente em nosso cotidiano. O ciúme quando é controlável pode até mesmo ser considerado como um ponto positivo, uma vez que indica preocupação e cuidado com esta pessoa a que amamos. Entretanto, quando não é mais controlável de modo que se torne uma espécie de posse sobre a pessoa o ciúme já passa a ser um fator preocupante na relação das pessoas envolvidas.

A pessoa que sofre por ciúmes está em grande parte do tempo com medo de perder a pessoa que tanto gosta, ou até mesmo, ser passada para trás. Práticas como verificar/fiscalizar o e-mail, Facebook ou celular da pessoa são alguns exemplos do que o ciúme pode provocar, até mesmo o fato de estar direto ligando para o parceiro (a) para saber onde está ou o que está fazendo também já pode representar um ciúme excessivo.

O QUE CAUSA O CIÚME?

Na grande maioria dos casos o ciúme é causado pelo medo de perder, que pode ser considerado algo normal. O ciúme se caracteriza como um alerta que algo não está legal e que começa a gerar divergências de opiniões e ações. Vale ressaltar que o ciúme não é uma doença, mas talvez um pouco de egoísmo somado a falta de autoestima e traumas em relações passadas, pois não é difícil encontrar mulheres ou homens que não gostem que seu parceiro (a) saia com amigos para se divertir sem sua presença.

Por falar em autoestima, esta é uma questão muito complicada e delicada em um relacionamento amoroso, afinal, ela é construída ao longo da vida e está extremamente ligada as experiências positivas e negativas vivenciadas pela pessoa. Uma pessoa sem autoestima não consegue se amar a si próprio, não tem confiança nem em si mesmo, acha as outras pessoas melhores que ela, mais bonita e etc. Nestes casos aconselha-se muito diálogo com o parceiro, que na maioria dos casos é o melhor para fazer. Encontrar o motivo que vem gerando o ciúme já pode ser considerado meio caminho andado, então sente com a pessoa e converse bastante sobre quais as atitudes que lhe incomodam.

COMO NÃO SENTIR CIÚMES

Portanto, se estais a sentir um ciúme possesivo e sem controle, recomenda-se analisar o quê está provocando tal sentimento, deve-se analisar de cabeça fria se o motivo é realmente cabível ao nível de ciúmes obtidos nesta situação. Um caso muito comum de ser encontrado em nossa sociedade se dá ao nível de dependência entre os parceiros, porque quanto maior este nível for muito maior será o medo de perder, e logo, maior será o nível de ciúmes.

Para você que queira minimizar o sentimento de ciúme é necessário em primeiro lugar amar-se a si próprio, valorizar suas qualidades como pessoa, e desta forma, sua autoestima vai se elevar e tudo tende a ficar melhor e mais controlável. Para aprender como não sentir ciúmes exagerados é preciso refletir sobre algumas questões como: assumir que não está tendo controle sobre suas emoções; diálogo deve estar presente na relação; buscar conselhos de pessoas imparciais; respeitar sobretudo as diferenças e sentimentos do parceiro; não necessariamente depender de outra pessoa para ser feliz; ter confiança em si mesmo; manter sua autoestima elevada.

Na vida o mais importante é ser feliz sem que isso dependa de outra pessoa, com isso o que vir depois será muito mais legal, sem medo e sem ciúmes!

Links Patrocinados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: